terça-feira, 14 de junho de 2011

As mulheres nasceram para ser mal dispostas?!

Estudo revela que o cérebro das mulheres é moldado de forma diferente, por isso estas têm mais alterações de humor

O título parece um comentário mal disposto de um marido chateado, mas na verdade, a ciência chegou à conclusão que o cérebro feminino tem umas conecções díferentes do masculino provocando assim mais alterações de humor, depressão e ansiedade. Estes sintomas podem piorar se a mulher em questão estiver num programa de dieta ou consumir muitos produtos light.

A forte tendência depressiva das mulheres sempre foi conhecida, cerca de uma em cada quatro mulheres sofre de depressão, enquanto que um e cada dez homens padece da doença. Esta tendência pode ser parcialmente explicada por factores sociais – as mulheres procuram ajuda mais facilmente que os homens. Contudo um estudo revelado recentemente na Suécia descobriu duas diferenças chave no modo em como os cérebros femininos e masculinos processam a serotonina – também chamada de hormona da alegria.

Bons níveis de serotonina podem aumentar os sentimentos de alegria, reduzir o apetite e melhorar o sono. Baixos níveis estão associados à depressão.

Actualmente os investigadores do Instituto Karolinksa na Suécia, têm vindo a usar digitalizações cerebrais para investigar os níveis de serotonina. E as novidades não são felizes para as mulheres. Os estudos mostram que os cérebros mulheres usam mais serotonina que o dos homens, assim estas têm mais receptores que os homens.


Assim como as mulheres têm mais partes do cérebro a utilizar esta hormona, esta acaba por ficar pouco disponível, baixando assim o seu sentido de humor e fazendo com que tenham alterações de humor muito mais facilmente. 
 
in www.sabado.pt

2 comentários:

anouc disse...

Somos tãooo mais interessantes... ^^

Salsa disse...

Gostei deste artigo embora não seja novidade as mudanças súbitas de humor das mulheres.
Por isso a célebre frase " não compreendo as mulheres".