sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

Escravatura no séc XXI? Permitam-me partilhar...

"Ao contrário do que se possa pensar, a escravatura não se associa apenas às memórias do comércio de africanos para trabalhar nos países colonizadores. Apesar de no século XIX terem surgido as leis abolicionistas, a escravatura não findou. O tráfico humano é uma realidade actual!
Segundo a Anti Slavery Internacional (organização dos direitos humanos mais antiga do mundo), existem aproximadamente 27 milhões de pessoas a viverem sob a condição de escravos.
No Bangladesh foram raptados 2000 rapazes, durante a década de 90. A maior parte deles acabou por "ir parar" aos Emiratos Árabes Unidos para trabalhar no negócio das corridas de camelos. Corridas essas, bastante perigosas pois as quedas podem provocar lesões graves e até a morte. Quanto às meninas, a maior parte é obrigada a seguir a prostituição na Grã-Bretanha. O mesmo acontece com muitas jovens etíopes.
Nas
Filipinas, meninas com apenas 6 anos trabalham como empregadas domésticas.
Em Portugal isto também acontece, embora de forma não tão violenta. No nosso país, a situação mais usual é o tráfico de pessoas e o "abuso" dos imigrantes que, ilegais, são obrigados a trabalhar mais do que o horário normal e, muitas vezes, ludibriados."


dito por catiangelinaa aqui

há mais sobre isto aqui 
e aqui também vale a pena ler

Celebrou-se também ontem - 2 de Dezembro - o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura, 

quis, por isso, dar-lhe maior destaque

1 comentário:

Salsa disse...

Hoje em dia na minha opinião existe a escravatura voluntária, quantas pessoas não abdicam de viver uma vida para viver em função do trabalho!